Lagunas-escondidas-Atacama
Aventura Dica

Lagunas Escondidas – uma das belezas secretas do Atacama.

Esse passeio às Lagunas escondidas não são todas as agências que são autorizadas a fazer, não sabemos o porquê mas isso acaba tornando o passeio muito mais especial. Porquê especial? Por que assim que chegamos notamos que não havia praticamente ninguém nas lagunas a não ser as pessoas que estavam na nossa van (no total 10). Saímos à tarde da agência e seguimos nosso destino até as lagunas, o legal do caminho são as retas intermináveis, tanto dentro como fora do asfalto. Um exemplo é essa imagem aí abaixo, a reta é tão extensa que não dá para ver o final dela.

Lagunas-escondidas-4

Durante o caminho nosso guia explicou que por conta da guerra das Malvinas o local teve uma faixa coberta de minas para impedir o acesso de exércitos inimigos. O legal é que podemos ver essa faixa bem sinalizada cruzando o meio da estrada. Para quem não imagina as minas ainda se encontram por lá, portanto aos aventureiros de plantão é determinantemente proibido passar, mas calma, o local é muito bem sinalizado e cercado, existe também uma indicação de perigo por toda a parte não tem como errar.


Os colonizadores que passaram por lá chamaram o local de Llano de la Paciencia, pois levaram 7 dias para cruzá-lo (dá até para entender o porquê desse nome né?).


lagunas-escondidas-atacama-2

Assim que chegamos às Lagunas, fomos informados que só é permitido entrar na primeira laguna, as outras são apenas para contemplação, assim eles conseguem preservar a beleza do local.


Todas são rodeadas de sal e com uma água cristalina com tons que variam do azul ao verde. É de enlouquecer!


lagunas-escondidas-atacama-6
lagunas-escondidas-atacama-2
lagunas-escondidas-atacama
lagunas-escondidas-atacama-4
lagunas-escondidas-atacama-5
lagunas-escondidas-atacama-3

Lá, assim como nas Lagunas Cejar, você não consegue afundar devido a enorme quantidade de sal presente na água, então a recomendação é tomar muito cuidado com os olhos e com as bordas de sal que podem te cortar e arder feio. Como já tínhamos experimentado boiar nas Lagunas Cejar, acabamos dispensando a entrada nessa, por sinal ninguém do nosso grupo entrou por conta do vento e consequentemente do frio que vem com ele.  Fomos caminhando por uma trilha indicada por pedras, conhecendo uma a uma até chegar nessa aí da foto, lindíssima por sinal.

 

lagunas-escondidas-atacama-1

Todas são rodeadas de sal e com uma água cristalina com tons que variam do azul ao verde. É de enlouquecer!  Ficamos por lá até o pôr do sol, aproveitando para comer as delicias preparadas pela Ayllu, tomando um bom vinho, escutando histórias da colonização e garantindo belas fotos.


Passeio feito pela Ayllu:

Entrada: 5.000Cl

Refeição inclusa no passeio: Comidinhas e vinho

Roupas indicadas para esse passeio: Quem quiser entrar na laguna tem que levar traje de banho e chinelo. Não esquecer se pegar um casaco mais quentinho para quando o sol se por.  A nossa agência leva o roupão mas caso faça com outra melhor garantir uma toalha.

Estrutura: Possui banheiros mas não tem duchas com água doce para tirar o sal do corpo.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *