Cusco-Peru-Catedral
Aventura Campo Comida Dica Econômica Hospedagem

Conheça as belezas do Peru

Cusco, Lima, Paracas ou Nazca? Na nossa opinião você precisa ir a todas elas!

Em 2015 fomos ao Peru fazer uma viagem diferente das que costumamos fazer. Resolvemos (não sei o porquê) fazer a trilha de Salkantay, que para quem não sabe é uma das vias de acesso de Cusco a Machu Picchu. O que essa trilha tem de especial? Bom ela te leva até Machu Picchu por 5 dias completos de caminhada passando pelos mais diversos cenários e chegando a 4.600m de altitude.

A minha surpresa se deu por que a Carol, que nunca dormiu em uma barraca na vida, decidiu que gostaria de fazer os 5 dias de caminhada e eu (Filipe) achei bem estranho na hora mas topei antes que ela mudasse de ideia. Sou fã de aventura e muitas vezes sou eu quem a coloca em situações engraçadas e um tanto quanto arriscadas- como na vez que fizemos um rafting no inverno de Púcon no Chile.


Contratar um transfer na chegada a Lima foi uma boa pedida.


Assim que chegamos ao Peru tudo nos pareceu estranho, a começar pela loucura do trânsito e suas buzinas frenéticas, (mas você acaba se acostumando com o barulho, com as fechadas e os carros velhos) até a arquitetura do local que é bem diferente. Como vimos que o aeroporto é distante da cidade resolvemos daqui mesmo no Brasil que a melhor forma de chegar ao nosso hotel, no bairro de Miraflores, seria contratando um transfer, acertamos em cheio. Assim que chegamos a Lima de cara gostamos, nunca vimos um visual como o de lá. Para quem não sabe Lima é beira-mar, porém está situada 50m acima do nível do mar. Oi? Como assim? Ela tem um “barranco” ao longo de toda a costa que gera essa diferença e torna a geografia da cidade ainda mais bonita. Se quiser saber mais e quantos dias ficar em Lima, confere no post que falamos exclusivamente sobre a cidade de Lima, tem dicas ótimas e é só clicar aqui.

Seguimos de avião para Cusco no dia seguinte. Preferimos ir de avião pelo tempo (1h10m no vôo direto), você acaba ganhando mais tempo para curtir a cidade – aqui é bom salientar que o avião é de pequeno porte – mas você tem a opção de ir de carro, apenas não recomendamos pela distância (que supera os 1.100km), pelos motoristas peruanos e pelo tempo que é de aproximadamente 17h de viagem. Para quem gosta de curtir a paisagem e tem tempo de sobra deve ser incrível.

Chegando a Cusco fomos logo apresentados ao tão famoso chá de coca, e acredite você vai precisar dele mais do que imagina. Na primeira caminhada do Hotel até a praça principal (2 quadras) sentimos a altitude bater, e não é à toa Cusco está a 3400m acima do nível do mar o que torna qualquer esforço mais difícil, se não estiver preparado pode se sentir mal, portanto cuidado com a euforia e exageros do primeiro dia muita gente acaba passando mal aí.


Nossa dica é ficar 2 dias aclimatando na cidade antes de fazer qualquer esforço.


Para quem tem dúvida sobre os efeitos da altitude pode conferir o post que falamos do “soroche” e como uma das nossas companheiras de grupo sofreu com a sensação de tontura, enjôo e dores de estômago ao longo da trilha. Portanto nossa dica é que fique um tempo em Cusco, aprenda mais sobre a sua história e como os incas construíram um império antes da colonização espanhola. Asseguramos que termos como Pachamama terão um significado todo especial ao final dos tours e espaço reservado no coração de cada um.

No tempo que ficamos “aclimatando” conversamos com alguns brasileiros que estavam turistando pela cidade e notamos que é muito comum das pessoas passarem mal durante as trilhas, pois das 3 pessoas que falamos 2 acabaram passando mal durante os primeiros dias.


É muito comum algumas pessoas passarem mal durante as trilhas. Portanto não dê sorte ao azar.


Assim que saímos de Cusco fomos ao início da trilha de Salkantay em direção a Machu Picchu. Não preciso nem falar que o visual da trilha é incrível e poderia escrever textos homéricos a respeito da trilha, mas vou resumir dizendo que as diferentes paisagens são de tirar o folêgo (literalmente) e você vai se sentir pequeno tamanha a beleza da natureza. Você pode conferir mais sobre a trilha de Salkantay , tem um post reservado para cada dia de trilha, confere aqui embaixo.

1 Dia da trilha de Salkantay
2 Dia da trilha de Salkantay
3 Dia da trilha de Salkantay
4 Dia da trilha de Salkantay
5 Dia da trilha de Salkantay

Sim, Machu Pichu é mais bonita do que parece!


 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *