suica-zermatt-matterhorn
Aventura Econômica Hospedagem Neve Restaurantes

Já pensou em Zermatt?

Quem aí já ouviu falar em Zermatt? Com certeza você já viu e não reconheceu, seu principal cartão postal estampa a marca dos chocolates Toblerone e é tão bonito quanto parece.

Fincada aos pés do imponente Matterhorn (a montanha que citamos acima), a cidadezinha de Zermatt é um dos destinos dos sonhos de muita gente e não é tão inatingível como muitos imaginam, vamos deixar aqui abaixo tudo o que fizemos para conseguir viajar para esse destino que parece que saiu de um conto de fadas.

Para chegar a Zermatt você tem algumas opções de trem. Nosso ponto de partida para Zermatt foi Milão, que foi por onde chegamos. Escolhemos Milão por ser uma da cidade que oferece muitas opções de destinos por meio do transporte que preferimos por poder aproveitar a paisagem, o trem. Para a compra do bilhete é bem simples, você pode comprar com antecedência pelo site ou direto no guichê da estação.

suica-zermatt-matterhorn5

O site que compramos foi http://www.sbb.ch/home.html e assim garantimos o dia e hora que gostaríamos de viajar, foi bem tranquilo e não tivemos nenhuma surpresa.


A viagem de trem é linda e o trem super confortável.


O trem chega na estação de Zermatt que fica bem no meio da cidade. Como não entram carros no vilarejo, somente os  elétricos, você pode pegar um dos taxis ou ônibus elétricos que circulam por lá para chegar até seu hotel ou apartamento. Alguns hotéis oferecem o transporte mas tudo é bem pertinho e se você não liga de caminhar um pouco, aproveita e já vai explorando a pequena vila.

As atrações da pequena cidade são a Igreja de São Maurício, que é bem bonita e não deixe de observar a pintura em seu teto que é bem diferente das que estamos acostumados a ver, atrás da igreja, fica o cemitério onde estão os montanhistas que tentaram a escalada da tão desejada Matterhorn e não foram bem sucedidos e durante todo o inverno uma pista de patinação fica montada bem no centro da cidade e é aberta para uso, fique só atento(a) aos horários, pois ela é utilizada pelos colégios para aulas de educação física.

suica-zermatt-matterhorn4
suica-zermatt-matterhorn3
suica-zermatt-matterhorn6

Alí ao lado fica o Museu do Matterhorn que conta um pouco da história de como surgiu o pequeno vilarejo de Zermatt e a primeira tentativa de subida ao Matterhorn que acabou com a vida de 4 dos 5 alpinistas que tentavam chegar ao topo da montanha.

Perto do centrinho comercial da cidade, ficam algumas casas que foram conservadas da mesma maneira que eram antigamente, assim dá para voltar um pouquinho no tempo e sentir um pouco de como tudo começou nesse charmoso vilarejo. Para quem gosta de souvenires pode ficar tranquilo(a) elas não faltam e para a nossa sorte encontramos uma brasileira trabalhando por lá.

Um dos programas imperdíveis é observar o nascer do sol que ilumina a pontinha do Matterhorn, um espetáculo da natureza. Como nosso apartamento tinha vista para a montanha (e fique tranquilo(a) que quase de toda a cidade você consegue ver a montanha), tivemos o privilégio de assistir da varanda no nosso quarto. Uma imagem difícil de apagar da memória.

Zermatt é uma cidade de destino para quem gosta de praticar ski e snowboard, logo durante o dia ela fica bem vazia e suas montanhas e pistas lotadas, tudo muda no comecinho da noite, a cidade vai ficando mais agitada que é quando as pessoas vão descendo das montanhas e começam a frequentar os bares para os famosos aprés Sky.

suica-zermatt-matterhorn9
suica-zermatt-matterhorn10
suica-zermatt-matterhorn11
suica-zermatt-matterhorn7

Para quem acha que a cidade não cabe no bolso, iremos passar algumas dicas que fizemos  quando estávamos por lá e que nos ajudou a economizar alguns euros e francos suíços.

Quando for procurar onde se hospedar em Zermatt, uma boa opção é pegar apartamento por temporada, alguns saem mais barato do que ficar em hotel, principalmente na alta temporada que é um dos destinos mais procurados dos europeus. Nós na época ficamos em um apto escolhido no site do booking. Era uma graça e super perto de uma das cabines de subidas para a estação de esqui e ficava mais ou menos uns 15 minutos de caminhada do centrinho, super tranquilo.

Hoje pelo site AirBnb você tem uma  variedade enorme de apartamentos, e se você for com mais pessoas ou pegar casa compartilhada, esse valor pode cair bastante, portanto aproveite as oportunidades e compare bastante os preços.

Outra maneira que economizamos bem na cidade foi cozinhando no apto. Fomos até o mercado Coop, uma rede de mercados que você encontra em toda a Europa, e compramos algumas comidinhas para preparar em casa. Geralmente tomávamos o café da manhã no apto e jantávamos por lá também. E para a montanha, levávamos um lanchinho reforçado, já que lá no alto o preço tanto das comidas como das bebidas são bem carinhos.

Vale também pesquisar o valor dos materiais de esqui/snow, pois encontramos diferenças consideráveis de uma loja para a outra.

Se você ainda não sabe esquiar ou não tem muita prática e quiser pegar uma aula com professor para te ajudar, nossa dica é tentar pegar aulas em grupos, pois elas saem muito mais baratas que aulas particulares. Nem se preocupe com o idioma, lá você pode escolher o professor pelo idioma que prefere.

suica-zermatt-matterhorn2
suica-zermatt-matterhorn6
suica-zermatt-matterhorn7
suica-zermatt-matterhorn

Agora se você não quiser economizar, nós recomendamos o  restaurante  Schaferstube, pois a comida é deliciosa e os atendentes super simpáticos. O do dono, que é o senhor na foto do site, faz questão de passar de mesa em mesa para saber se está tudo certo e cumprimentar todos os clientes. O ideal é reservar com antecedência para garantir uma vaga, o restaurante não é muito grande e é bem concorrido. No site você pode conferir o cardápio com os pratos e valores, aí já da para ter uma noção do valor que você vai gastar e a escolher entre as inúmeras delicias de lá. Acesse o site aqui.

Pegamos essa super dica com a Didi Wagner, que já jantou por lá e adorou. Nós pedimos o tradicional Raclet de entrada e fomos de carne de ovelha no principal. Tudo muito bom! Nós amamos e recomendamos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *